Os Scotlands  

Quando eu fui fazer um curso de aperfeiçoamento no idioma Inglês no exterior, procurei uma empresa de turismo especializada no assunto, e informei que queria fazer o curso na Escócia. Desta forma, uma empresa de turismo indicou-me a Escola de Idiomas ASPECT de EdimburgoRenata, Hamilton, Betty and Ronnie Scotland, e fui orientado a ficar em uma casa de família como ponto de apoio, só que o que eu não sabia era que eu ficaria na casa das pessoas mais maravilhosas que pude conhecer na Escócia: Os Scotlands.

Quando eu soube o sobrenome deles, também fiquei impressionado, pois era o mesmo nome do país. Eu vi aquilo como um bom sinal. A partir daquele dia 03 de outubro de 2004, eles passaram a fazer parte de uma estória importante da minha vida, tanto que resolvi escrever uma página web só para que se tornasse público a minha admiração, respeito e gratidão por tudo o que eles sempre fizeram por mim e pela minha família, mesmo estando há mais de 15 mil quilômetros de distância.

Eles realmente são especiais.

   

Estamos falando de Betty e Ronnie Scotland, um casal que tem uma casa cheia de detalhes e repleta de carinho e atenção para com todos os estudantes, não importando de onde Betty's birthday in Edinburgheles são, nem suas dificuldades com o idioma inglês, pois a habilidade que Betty Scotland tem de entender e se fazer entender é fundamental para o desenvolvimento do aluno, pois ela faz com que você sequer perceba que está no meio de uma conversação, pela forma peculiar como ela envolve o aluno.

Eles são muito participativos e cheios de energia. Não perdem uma boa festa, principalmente se for uma festa tipo anos 60/70, sempre vestidos à caráter, e acompanhados de seus filhos, Roy e Elizabeth, que hoje já tem uma linda família e é casada com Gordon Simpsom, outro casal especial e muito divertido. Eles são a minha família na Escócia. É assim que eu os considero.

A presença de Betty e Ronnie na vida dos filhos e netos é intensa. Eles ainda arrumam tempo para apoiar os filhos em tudo o que eles precisam. Isso prova o imenso coração que este simpático casal tem.

   
Hamilton and Roy

Roy, o filho mais novo, é um apaixonado por futebol, e, como não poderia deixar de ser, é um grande admirador do futebol arte do Brasil, chegando a conhecer vários jogadores da seleção. Quando o presenteei com uma camisa da seleção brasileira, ele vibrou de alegria e tirou logo uma fotografia vestido com a camisa amarela, símbolo da nossa seleção.

Ele é um irmão especial que ganhei na Escócia, sempre de bom humor, sorrindo espontaneamente, e, assim como a mãe, é possuidor de um grande coração. Encontramos em Roy, filho de Betty e Ronnie, um grande homem. Ele realmente é uma pessoa especial, muito atencioso e um vitorioso na vida em diversos aspectos. Construímos com o passar dos anos uma forte e sincera amizade.

   

Em 2006, retornei à Escócia e desta vez não estava só. Fui com minha esposa e grande amiga Renata Alves, e fomos muito bem recebidos por este casal, que nos levou para conhecer muitos lugares especiais na Escócia, como por exemplo: As montanhas mágicas de Glen Coe, um lugar cheio de história e simbolismo para o povo Escocês, A cidade portuária de Oban, Hamilton, a histórica e importante Stirling, que foi campo de batalha de um dos mais famosos embates entre ingleses e escoceses (Stirling Bridge), a imponente Glasgow, Calander e Rob Roy Visitor Center, dentre vários outros locais especiais.

Percorremos vários kilômetros pelo coração da Escócia, e eles sempre com muita boa vontade e com muito entusiasmo, nos mostrando o que a Escócia tem de melhor.

Túmulo de Rob Roy MacGregor, sua esposa e dois filhos
   
Betty's Birthday in Edinburgh

Retornamos novamente em 2008, especialmente para participar do Aniversário de Betty, em 30 de outubro, e tivemos a honra de estar numa festa de família na casa de Elizabeth e Gordon, após um "aquecimento dos motores" no Clermiston Inn Pub, perto da casa deles. Betty estava completando mais um aniversário, com a força e a alegria de uma jovem mulher, isso é incrível.

Ronnie é, sem dúvidas, o grande suporte de Betty e de toda a família, sempre presente, de personallidade forte, mas calmo e centrado. Vale a pena ouvi-lo falar.

Com jeito mais concentrado, tem um grande senso crítico e um coração maior que ele. Sempre disposto a ajudar quem quer seja, a qualquer hora do dia ou da noite.

   

2009: Os Scotlands no Brasil.

Eles não resistiram a tanta propaganda que fiz do Brasil, principalmente do sol maravilhoso do Nordeste, e enfrentaram uma longa jornada (Edimburgo-Paris-Rio-Recife) para estar conosco em suas férias. Chegaram cansados, porém animados com tudo o que os esperava.

Fomos a quase todos os principais pontos turísticos dos Estados de Pernambuco e Alagoas, num roteiro que privilegiou as praias e o sol, mas também aspectos culturais de nosso povo, no período de 15 dias. Passeamos pelas belezas naturais da Ilha de Itamaracá, e desfrutamos a praia da Coroa do Avião, depois fomos ver o famoso projeto Peixe-Boi, também conhecido como Manatee. Em Recife fomos à praia de Boa Viagem, Recife antigo, Casa da Cultura e alguns mercados públicos e museus. Em Olinda fomos até o Alto da Sé e eles ficaram vislumbrados com a vista de Olinda e Recife, num dos mais belos cartões postais do Estado.

Betty and Ronnie in Scotland Pub Brazil
   
Em Alagoas fomos à praia de Maragogi, Sereia, Ponta Verde e Francês e vimos tudo de bom que Maceió tem. Lá nos fomos recebidos pelo agradável casal Aline e Marcio, que nos acompanharam durante quase todo o percurso Alagoano.

Os Scotlands sempre lutaram muito na vida, mas sempre de cabeça erguida e sem nunca desistir. Hoje eles venceram e são um exemplo para seus filhos netos e amigos. Parabéns Betty e Ronnie quem carinhosamente chamo de Mither and Faither (em "escocês").

Betty and Ronnie in Brazil

2010: Elizabeth and Gordon Simpson in Brazil !!!!

 

Em Julho de 2010 nós tivemos a honra de receber aqui no Brasil, especificamente em Recife, Elizabth (filha de Betty) e seu marido, Gordon Simpson, que vieram de férias para celebrar o 10o aniversário de casamento, e de quebra, conhecer o nosso país. Foram 15 dias de tirar o fôlego, pois a agenda estava sempre lotada, porque não faltaram atrações turísticas para visitar e conhecer mais um pouco sobre os nossos custumes. Escolhemos um local especial no Alto da Sé, na encantadora cidade de Olinda, para celebrar em alto estilo uma data tão importante. Juntaram-se ao grupo mais dois casais amigos próximos, que abrilhantaram a noite ainda mais. A celebração teve direito a tudo: Bolo de festa, parabéns ao vivo e , é claro, os presentes.

Os Passeios turísticos: Uma novidade a cada metro

Dentre os passeios, não poderia falta o tradicional passeio a cavalo na Fazenda, trilhando por um caminho especialmente traçado para encantar, pois tudo era novidade para o casal. Os Cavalos Spirit e Highlander deram um show a parte com sua facilidade de guiar e sua docilidade, marcar que encantaram Gordon e Liz, como Elizabeth gosta de ser chamada.

Praia de Calhetas: O cenário ideal

Na praia de Calhetas, na cidade de Ipojuca, nós fomos contemplados com um belíssimo dia de sol, mesmo estando no auge dp inverno nesta região do país. O céu azul e a beleza da cor do mar formavam uma moldura perfeita para as fotografias que eternizaram este momento. O sorriso estampado nos rostos de Gordon e Liz demonstram claramente a felicidade de estarem aqui.

 

Copa do Mundo: Rumo a 2014 !!!

Infelizmente não tivemos muito o que celebrar na copa do mundo de 2010 na África do Sul, pelo menos eles sentiram o gostinho de torcer pelo Brasil no Brasil, na beira da praia da Boa Viagem, num dos palcos montados no país para a transmmissão dos jogos. Agora é nos prepararmos para 2014, ocasião em que teremos toda a família reunida (Ronnie, Betty, Liz, Gordon e Roy), todos torcendo juntos pelo Brasil na Copa do Mundo do Brasil.

Até lá!

Será um prazer ter vocês aqui conosco novamente!

 

2012: Gordon & Liz no Brazil para conhecer nosso carnaval!!!

Foi fantástico tê-los aqui conosco novamente, desta vez para conhecer nosso carnaval e prestigiar o bloco Os Escoceses na Folia.

Eles foram os protagonistas do bloco, encenando o papel de Rei e Rainha da Escócia e do Bloco, e escolheram os foliões que melhor se caracterizaram de escocês.

Foi um sucesso.

Também conheceram o Galo da Madrugada e e ficaram estasiados com tanta gente no mesmo local. Mais de 1 milhão de pessoas brincando ao som dos enormes caminhões de som, também chamados de Trio Elétrico, embalados ao som frenético do frevo e do maracatu, ritmos marcantes do carnaval em Pernambuco, Brazil.

Do Galo fomos para Olinda, de fantasia e tudo, e eles adoram. Apesar de Olinda ser muito próxima a Recife, os estilos de carnaval são completamente diferentes. Brincamos 6 dias seguidos, de quinta da semana pré até a terça de carnaval.

2013: Todos os Clãs juntos - Ronnie & Betty and Gordon & Liz

Pessoal, foi maravilhoso receber a minha família de coração escocesa ao mesmo tempo para brincarmos juntos o carnaval de 2013 e para inaugurarmos mais um pedaço da Escócia no Brasil: Glen Coe Farm.

O sucesso dos Reis da Escócia foi repetido em 2013, só que dessa vez os Reis foram Ronnie e Betty, que distribuiram alegria para todos os participantes do bloco Os Escoceses na Folia, acompanhados de perto por sua filha Elizabeth (Liz) e seu genro Gordon Simpson, que foi o grande arquiteto deste encontro, pois foi ele que presenteou a todos com passagens para o Brasil, e nos encheu de alegria por ter todos aqui. Obrigado Gordon !!!

Na imagem ao lado, eles estão entregando o prêmio de 1o lugar ao distinto casal que se destacou na fantasia escocesa. Parabéns.

 

Esta passagem deles aqui no Brasil foi para marcar de vez e para que ninguém mais os esqueça, pois eles trouxeram de Edinburgh, Scotland, um mastro de 6 metros, todo desmontado, claro, e fizeram toda a obra de engenharia necessária para fincar o mastro em nossas terras, possibilitando, assim, hastearmos a bandeira da Escócia, a Saltire, nas cores tradicionais azul e branco.

Para a ocasião, todos nós vestimos nossos kilts, traje tradicional escocês, usado apenas em ocasiões especiais, justamente para celebrarmos o primeiro hasteamento da bandeira da Escócia na GlenCoe Farm, na Cidade de São Lourenço da Mata, zona metropolitana do Recife.

Este foi um momento histórico em nossas vidas, brasileiros de nascença e escoceses de coração. A cerimônia simbólica foi prestigiada por cerca de 100 convidados, que abrilhantaram o evento com suas presenças.

 

Hoje a badeira da Escócia pode ser vista de diversos pontos na região do Povoado de Santa Rosa, Muribara e proximidades de Matriz da Luz. O mastro com a bandeira virou um ponto de referência da Fazenda Glencoe e embeleza seu jardim e a frente da Mac'Hamilton's House, mostrando que ali mora um apaixonado pelo país dos Highlanders, dos bravos guerreiros, da terra do Whisky, de um povo hospitaleiro e sempre disposto a ajudar.

 

Outra obra que marcou a passagem deles por aqui, foi a construção de um "cairn", estilo escocês, rústico, recoberto de pedras, que servirá de base para sustentar uma pequena pedra que eu trouxe de GlenCoe na Escócia. Um Cairn é um tipo de marco, para destacar algo muito importante.

Este foi construído em dois dias de muito trabalho e sob chuva intensa, o que aumentou a dificuldade para diminuiu o estímulo, pelo contrário, aumentou a motivação, pois passou a nos testar, e nós passamos no teste.

Esta imagem ao lado é para imortalizar o nosso esforço, e para selar uma amizade que vai durar por gerações. Mas na foto acima podemos perceber como o "cairn" se adaptou ao jardim e hoje já parte da história da Fazenda Glencoe.

 

Como não poderia deixar de ser, nossa passagem pelo carnaval de Olinda e Recife foi à caráter. As imagens abaixo representam bem a alegria e a descontração do grupo.

Ao lado, Liz and Gordon, depois de uma noite inteira de festa e muita alegria, curtindo o nascer do sol na Ilha de Itamaracá. Este nascer do sol foi realmente diferente, colorindo a areia da praia com um laranja diferente, coisas que só acontecem no Brasil.

O romantismo tomou conta do casal de escoceses e o cenário ajudou bastante.

Mais uma aventura pela Escócia!

Em outubro de 2013, o encontro aconteceu na Escócia, e em grande estilo.

Celebramos o aniversário de Mither Betty com uma viagem para as Highlands, partindo de Edinburgh, passando por lugares fantásticos como Dunfermline, Stirling, dentre outras, até pegarmos a estrada para a cidade portuária de Oban, onde ficamos num aprazível hotel, e desfrutamos da hospitalidade do povo das Terras Altas.

Ao amanhecer, apesar de ser o aniversário de Betty, foi ela e Ronnie que nos deram um presente:

A passagem no Ferryboat mais famoso da região, o Caledonia MacBrayne, em distino à mágica ilha de Iona, local sagrado para o povo escoces, pois lá podemos encontrar vestígios de civilização antes de Cristo, e é o local onde estão sepultados vários Reis escoceses da antiguidade.

Iona também foi o local de seu abade mais famoso: São Columba, um abade Irlandês que, junto com mais 12 monges, difundiu o Cristianismo na Escócia, cuja célula principal foi Iona. Mas o valor histórico e medieval desta ilha é inestimável.

Existe uma Abadia que funciona como um museu com relíquias que nos remetem a um passado distante.

O local é fantástico e mágico. Mas enfrentamos uma verdadeira odisseia para chegar. Foram 4 horas de carro até Oban, 1 horas de Ferryboat até a Ilha de Mull. Mais 1 hora de ônibus cruzando a ilha, e, por último, 25 minutos de ferryboat até o pequeno porto de Iona. Mas valeu muito a pena, pois era um lugar que há temos queria conhecer e sentir a atmosfera daquela ilha.

Retornamos no início da noite e nos juntamos à Elizabeth e Gordon, que nos esperavam para celebrarmos juntos o aniversário e Betty num pub local. Foi excelente, regado a muito whisky, principalmente Islay of Jura e Dalmore, uma delícia para quem os aprecia.

Uma surpresa ainda maior eles nos fizeram quando estávamos voltando de Oban, por Fort William, e paramos em Glencoe. Nós tivemos a grande honra de sermos presenteados com um lote de terra nas Highlands, precisamente em Glencoe Wood, uma área de preservação no coração das Terras Altas. Com este documentos de propriedade de terras, nos foi concedido o direito de usar o título de Lord e Lady de Glencoe. Foi uma surpresa maravilhosa e que nos encheu de orgulho, nos ligando ainda mais a esta terra que adotamos como segunda pátria: Escócia.

Obrigado por tudo. Vocês são realmente especiais.

Copa do Mundo de 2014 no Brasil!!!

Infelizmente não tivemos muito o que celebrar na copa do mundo de 2014, realizada aqui no Brasil. Mas, conforme prometido, toda a família dos Scotlands vieram nos visitar. Desta vez vieram Ronnie, Betty, Liz e Roy, todos torcendo juntos pelo Brasil na Copa do Mundo. Roy estava muito feliz por sua primeira viagem ao Brasil e logo para ver uma copa do mundo, pois ele é apaixonando por futebol. Foi excelente.

Apresentação do Roy Scotland para jovens alunos do Exército Brasileiro - CPOR/R

Roy Scotland contou um pouco de sua história de vida e emocionou a todos no auditório do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife - CPOR/R. Até o Comandante, o Cel Paulo Cícero, ficou emocionado. Roy contou sua trajetória de vitórias e conquistas no mundo do esporte. Ele foi representante do Reino Unido nos jogos Parolípicos. Ele acumula mais de 100 medalhas, as quais exibe com orgulho em sua sala.

Os jovens alunos do CPOR puderam ouvir e colher exemplos para as suas vidas futuras, como futuros líderes desta nação. A apressentação também foi acompanhada de toda a família Scotland, que atentamente ouviu cada palavra emocionada de Roy Scotland.

Roy, você é un exemplo de superação e de vida, que muito tem a ensinar a quem acha que vencer é fácil. Vencer é, acima de tudo, força e muita vontade.

Você deixou uma excelente impressão aqui no Brasil.

A visita de 2014 terminou com uma boa festa no Scotland Pub, um bar externo construído para celebrar a Escócia. Na ocasião pudemos tomar um Talisker Dark Storm que ganhei de presente do Ronnie Scotland, meu Pai Escocês. Estava uma delícia.

A alegria foi total, mas já deixava um gosto de saudade, pois ele iriam embora no outro dia, de volta para a Escócia.

Em 2015 Gordon e Elizabeth voltaram para o carnaval. E nesse ano a Rede de Televisão Globo fez a cobertura completa do carnaval do bloco, desde a concentração até o desfile. Tal cobertura passou na Globo News e noticiário local, Bom Dia Pernambuco.

Gordon Simpson virou celebridade do dia para noite, após a entrevista que ele deu ao jornalista Bruno Grubert, da Rede Globo. A imagem ao lado ilustra bem a alegria dele ao falar do bloco Os Escoceses na Folia.

 

A alegria tomou conta do bloco neste ano. Estávamos comemorando o 7o ano de desfile, e contamos com o patrocínio do whisky William Lawson's que presenteou os foliões do Bloco Os Escoceses na Folia com um whisky de bom paladar.

Todos os 700 foliões do bloco já conheciam Gordon e Liz, pois haviam sido Rei e Rainha do Bloco em 2013, escolhendo os melhores foliões caracterizados de escocês para receber um prêmio ofertado pela Indústria de Cosméticos HairFly. Foi um sucesso.

Ainda nos encontraríamos neste mesmo ano (2015) para participarmos de um grande desafio: West Highland Way. Uma trilha pelo coração da Escócia, nas Highlands. Caminharemos por 7 dias para percorrer 170 km aproximadamente. Mas isso eu contarei em matéria exclusiva, na página principal, com todos os detalhes desta que foi a maior aventura de nossas vidas, sem dúvida alguma.