Carnaval combina com cerveja ou com Whisky?  

A resposta para esta pergunta é fácil. Carnaval combina com tudo que tiver alegria. Foi desta forma que misturamos o melhor dos dois mundos: A alegria do carnaval de Pernambuco e o Whisky Escocês, pois carnaval de Escocês não pode faltar Whisky e muita alegria. Foi assim que escolhemos uma marca representativa de Whisky para carimbar nosso segundo desfile, pois a idéia central é formar opinião entre o grupo seleto de nossos foliões.

A seguir, falaremos um pouco sobre o The Famous Grouse, um dos whiskies favoritos dos Escoceses, que vem conquistando os brasileiros. O texto abaixo foi fruto de uma pesquisa do Chief Clan Mac'Hamilton e Presidente do bloco Os Escoceses na Folia, Hamilton Alves Pessoa. Boa leitura a todos.

 

Às margens do rio que escoa a água do lago Turret, que corre graciosamente pelas encostas das montanhas nas Highlands da Escócia, cujo vale é chamado Glenturret, está instalada uma das mais famosas e antigas destilarias da Escócia: Glenturret Destillerys, a fabricante do whisky mais famoso da Escócia, o The Famous Grouse. A quietude e a exuberância deste lago de aproximadamente 5 km de comprimento, é o lar perfeito para um dos símbolos da Escócia, uma perdiz vermelha – conhecida na Escócia como Grouse ( Lagopus lagopus scoticus ) que, diferentemente de várias outras perdizes, não troca a sua plumagem para o branco no inverno, não alterando cor marrom avermelhada, tal como o whisky The Famous Grouse, garante o seu Master Blender, John Ramsay, do The Edrington Group, o proprietário atual da marca.

Uma história famosa.

A produção deste whisky tem origem numa tradicional família de comerciantes de bebidas, cujo patriarca, Matthew Gloag, proprietário de uma pequena mercearia na Cidade de Perth, próxima à Edimburgo, ganhou notoriedade quando foi convidado a ser o fornecedor de bebidas para o banquete real, que contou com a presença da Rainha Vitória, em 1842.

O negócio foi passando de geração em geração até chegar nas mãos de Matthew Gloag Neto, que resolveu apostar na produção do próprio whisky. Ele fugiu da tradição de rotular a bebida com o nome de seu criador e, aproveitando o clima propício daquela região, ele criou uma marca, que décadas mais tarde, estaria entre os mais consumidos na Escócia e entre os dez mais conhecidos no mundo, o The Grouse, em 1896, cujo ícone/mascote era a perdiz mais famosa da região, a Grouse, muito apreciada pelos caçadores, sendo este o primeiro público-alvo de Matthew Gloag Neto. A idéia do mascote ser a perdiz vermelha foi genial e logo caiu no gosto popular. Um outro fato curioso é que o rótulo da garrafa com a Grouse foi desenhado pela Filha de Matthew Gloag Neto, a pequena Phillippa.

A comercialização do whisky segui em crescente escala de vendas e em pouco tempo ganhou um importante espaço no mercado. Face à fama deste whisky, o seu nome foi alterado oficialmente em 12 de agosto de 1905 para THE FAMOUS GROUSE. A partir deste momento, o Whisky começou a fortalecer ainda mais a sua marca, chegando aos mercados internacionais em 1920.

Mathew Gloag V, descendente direto do fundador da empresa, teve que vender os negócios em 1970 à Highland Distillers em virtude da morte súbita dos seus pais. Com a nova proprietária, que era já um fornecedor previlegiado da THE FAMOUS GROUSE, a marca teve um enorme crescimento no mercado doméstico, vendendo mais de um milhão de caixas em 1979 e alcançado a liderança no ano seguinte. Atualmente, apostando forte em transmitir uma imagem consistente e elevar os índices de notoriedade do ícone, a empresa tem como grande objetivo aumentar o volume de negócios no exterior e, na Escócia, conquistar os consumidores mais novos. O lançamento de coquetéis como o Ginger Grouse e o Grouse and Apple ou novos produtos como o whisky Black Grouse, lançado em 2007, fazem parte da estratégia da empresa para conquistar novos hábitos de consumo e assim aumentar a carteira de clientes.

Vale a pena visitar o site www.thefamousgrouse.com e conferir mais artigos sobre este famoso whisque. Um dos pontos altos do site é a confecção do rótulo com seu nome, personalizando, inclusive, a mensagem do fabricante no rótulo da parte traseira da garrafa. Hoje contamos com esta facilidade também aqui no Brasil em algumas distribuidoras e alguns restaurantes.

 


 

As versões

Atualmente a linha de Whiskies THE FAMOUS GROUSE é composta por várias versões, resultado de misturas que levam os melhores maltes do mundo envelhecidos em barris de carvalho espanhol. A preferida pelos escoceses é o FAMOUS GROUSE FINEST , produzido com dois dos melhores maltes do mundo, o Haiglander Park e o The Macallan, e reconhecido por sua alta qualidade e extrema suavidade, com um saber de madeira no final.

Esta versão também é a mais popular e conhecida, sendo exportada para todos os mercados. As outras versões são:

THE BLACK GROUSE ;
THE FAMOUSE GROUSE GOLD RESERVE ;
THE FAMOUS GROUSE MALT ;
THE FAMOUS GROUSE 10 YEARS OLD MALT;
THE FAMOUS GROUSE 12 YEARS OLD MALT;
THE FAMOUS GROUSE 15 YEARS OLD MALT;
THE FAMOUS GROUSE 18 YEARS OLD MALT;
THE FAMOUS GROUSE 21 YEARS OLD MALT;
THE FAMOUS GROUSE 30 YEARS OLD MALT;

THE FAMOUS GROUSE OAK FINISH : Esta edição especial, lançada no Brasil em 2008, com uma produção única de 7 mil garrafas (7096 para ser mais preciso), feita especialmente para apreciadores de finíssimo paladar, constitui-se numa verdadeira relíquia, envolta numa caixa de madeira estilizada, a garrafa de 500ml, vem acompanhada de um certificado expedido pela própria destilaria e um pedaço do carvalho especial no qual ela foi envelhecida. Vale a pena conferir e ser um dos 7 mil colecionadores desta especiaria.

Uma experiência única

Num país fortemente marcado pela indústria do Whisky, a destilaria Glenturret é um dos muitos atrativos da Escócia. Por ser considerado um local carismático para a marca, o grupo Edrington, atual proprietário do THE FAMOUS GROUSE, criou, em 2002, a The Famous Grouse Experience , uma experiência totalmente interativa onde os turistas podem conhecer um pouco mais da história e tradição da marca.

 

As fontes : as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas), sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers) e do site oficial do Clan Mac'Hamilton.
-